30.11.08

Para Nasa, web interplanetária é promissora

A NASA realizou, com sucesso, a troca de arquivos por redes sem fio construídas no espaço.

Até o momento, as naves que circulam na órbita da Terra ou da Lua mantêm contato com as centrais em terra usando sistemas de comunicação baseados em satélites.

Um novo tipo de protocolo, chamado de DTN (Disruption-Tolerant Networking) permitem que dispositivos em diferentes pontos do espaço troquem dados entre si e com o sistema convencional de internet sem utilizar os satélites dedicados da Nasa ou da Agência Espacial Européia.

Nos testes realizados em outubro, mas só divulgados esta semana, a transmissão de dados entre um ponto na Terra e uma nave localizada há 32 milhões de quilômetros de distância levaram entre três e vinte minutos para percorrer a distância.

Algumas falhas foram notadas, por exemplo, quando a nave que trocava sinais passava atrás de algum planeta. Novos testes serão feitos a partir de 2009, usando como base a Estação Espacial Internacional.

A expectativa dos pesquisadores é que o protocolo amplie as possibilidades de comunicação entre dispositivos no espaço e na Terra, liberando os satélites de concentrar todo o tráfego de dados interplanetário.

Para a Nasa, a tecnologia é promissora pois abre caminho para reduzir o custo da troca de dados entre dispositivos na Terra ou no Espaço. Outra vantagem é permitir a troca de dados entre dispositivos no Espaço sem a necessidade de se comunicarem com satélites que giram na órbita da Terra.

Nenhum comentário: