A página inicial da enciclopédia, no endereço Wikipedia.de, traz uma mensagem dizendo que a justiça ordenou que o domínio não seja linkado ao conteúdo da enciclopédia enquanto ele trouxer “certas declarações”.
A ordem judicial foi expedida pela corte de Luebeck, no Norte da Alemanha, em nome de Lutz Heilmann, membro do Parlamento alemão, segundo o texto.
Segundo o verbete em inglês sobre Lutz Heilmann, o artigo em alemão que gerou a controvérsia diz que Heilmann fez parte do infame Serviço Secreto da Alemanha Oriental e que ameaçou um ex-namorado.
Como os servidores da Wikipedia estão nos Estados Unidos, o artigo ainda pode ser lido em inglês e já traz update sobre a repercussão da ordem judicial obtida pelo parlamentar.
O artigo em inglês diz que, após correções terem sido feitas no seu perfil em alemão, Heilmann retirou a ação neste domingo (16/11) e lamenta que tantos tenham sido afetados pela decisão da Justiça.
No entanto, o endereço Wikipedia.de continua bloqueado. É possível navegar pela versão em alemão da enciclopédia por um caminho alternativo, o endereço http://de.wikipedia.org. Lá, o perfil polêmico de Heilmann continua no ar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário