22.11.08

Windows 7 vai exibir filmes em DivX e XviD


Não será preciso instalar codecs para ver vídeos baixados da internet.

A inclusão dos codecs para DivX e XviD no Windows 7 foi confirmada pela Microsoft num evento recente. Com esse recurso, será possível assistir, no PC, a vídeos baixados da internet sem instalar, antes, algum pacote adicional de codecs. O suporte nativo é um passo à frente. O Windows XP não toca nem DVD nativamente. O Vista toca DVD, mas não vai muito além disso. Aparentemente, no passado, a Microsoft evitava colocar outros codecs no Windows para encorajar o usuário a usar formatos da família Windows Media.

Se era essa a intenção, não deu certo. Basta dar uma busca na web para perceber que o MP3 continua sendo o padrão predominante para música, enquanto DivX e XviD estão entre os mais comuns para vídeo. Assim, o suporte a esses formatos é muito bem vindo. Segundo a Microsoft, o Windows 7 vai executar conteúdo numa variedade de formatos, incluindo MPEG 4, AAC e H.264. Aparentemente, não haverá suporte nativo para o sistema de gerenciamento de direitos autorias FairPlay, usado pela Apple em seus produtos iPhone, iPod e iTunes e também nas lojas online iTunes Store e App Store.

Pacotes de codecs como o popular K-Lite podem ser baixados gratuitamente na web. Mas usuários leigos ficam confusos com a enorme quantidade de codecs incluída neles. Além disso, sempre existe alguma chance de o pacote gratuito ser incompatível com algum aplicativo ou não funcionar bem com algum formato de conteúdo. Os codecs embutidos no sistema terão a vantagem de já vir testados.

A descrição da Microsoft indica que haverá, também, alguma capacidade de converter formatos de áudio e vídeo embutida no sistema. Supostamente, esse recurso será mais limitado que o encontrado em aplicativos comerciais para conversão de vídeo. Pelo que pode ser visto até agora, o Windows 7 trará alguns outros poucos melhoramentos em multimídia. Haverá um novo modo para transmitir áudio e vídeo a dispositivos remotos, via rede, e também uma nova versão compacta do Windows Media Player.

Nenhum comentário: