18.12.08

Brasil é país que mais baixa música na web

A distância que separa os países emergentes dos desenvolvidos em relação à tecnologia parece já não ser tão grande.

Uma recente pesquisa online feita pela Nielsen revelou que enquanto as nações do ocidente tedem a ser usuárias assíduas de hardwares de mídias como tocadores de DVD e consoles, os dispositivos de próxima geração, como handsets com capacidades de vídeo, são mais populares nas nações do oriente, principalmente na Ásia.

A população online das Filipinas, por exemplo, ficou em primeiro lugar entre os 52 países analisados, com os mais altos níveis de freqüência do uso de diversos eletrônicos.

As descobertas originaram-se do relatório de entretenimento da Pesquisa Online Anual de Consumo da Nielsen, que entrevistou 26 mil pessoas em setembro.

Klaas Hommez, quem supervisionou a análise, identificou alguns dos motivos responsáveis pelo hábito do uso de mídias móveis nos países asiáticos.

Entre eles, se destacam o fato de a mair parte da população utilizar transporte público e os governos da China e de Cingapura expandirem o acesso a banda larga, ou seja, a disseminação das tecnologias móveis é facilitada.

Por outro lado, países ocidentais tendem a preferir eletrônicos não tão móveis, como consoles de games e tocadores de DVD.

Já quando o assunto é quem faz mais download e streaming de conteúdo, os países em desenvolvimento que formam o BRIC – Brasil, Rússia, Índia e China – são campeões em termos regionais.

O Brasil ocupa a primeira posição dos downloads de música e o segundo lugar em downloads de conteúdos variados, atrás das Filipinas.

Em terceiro, quarto e quinto lugares estão os Emirados Árabes Unidos, o Paquistão e a Rússia.

Reuters

Nenhum comentário: