18.12.08

Porta giratória gera energia na Holanda

 /
O recurso parece óbvio demais para só ter se desenvolvido no fim de 2008, mas a Holanda acaba de inaugurar a primeira porta giratória do mundo capaz de gerar energia renovável.

A tecnologia foi instalada pela empresa Natuurcafé La Port, em sua loja de cafés na entrada da estação ferroviária de Driebergen-Zeist, situada na região central do país. A partir da força imp

ulsionada pelos transeuntes que adentrarem ou saírem do local, a companhia pretende produzir 4600 kWh por ano.

Desenhada pela empresa de arquitetura RAU e executada pelos engenheiros da Boon Edam, ambas locais, a porta é transparente e permite a visão de seu funcionamento. Um display em LED também mostra a quantidade de energia que cada pessoa origina ao girá-la.

A idéia é que cada consumidor gere a mesma energia que é usada para fazer seu café. Por ser um dos países que mais podem ser afetados pela subida do nível do mar, a Holanda investe pesado em formas de tratar o meio ambiente de maneira amigável.

Milhares de pessoas já preferem o uso de bicicleta ao de carros, e empresas desenvolvem fontes de energias alternativas, como um especial sistema de resfriamento de baixa energia, coletor de energia solar e moinhos de vento.

Nenhum comentário: