23.12.08

EA fecha 9 estúdios e demite mil empregados

As demissões serão 40% maiores do que o previsto em outubro /
Uma das maiores desenvolvedoras de games do mundo, a Electronic Arts, anunciou hoje que irá cortar 10% de seus empregados e cessará as produções de nove estúdios.

A expectativa é que as demissões, até 31 de março de 2009, cheguem a 1000 demissões e poupem US$ 120 milhões anuais.

Em outubro, a empresa havia anunciado que cortaria 6% dos funcionários, porém, o período que sucedeu a crise econômica agravou as finanças do grupo.

Nem mesmo o sucesso de alguns títulos como Spore e sua grande investida em plataformas móveis foram capazes de segurar o prejuízo do ano fiscal. Segundo a companhia, os gastos com publicidade e desenvolvimento foram muito grandes em 2008.

Dentre os nove estúdios que fecharão as portas, apenas um é conhecido, o EA Black Box, de Vancouver, responsável pelo desenvolvimento da série de simuladores de corrida Need For Speed. Os trabalhadores remanescentes devem se mudar para outro estúdio no mesmo local.

A produção de cópias e de títulos também será reduzida ao longo de 2009. A companhia deixou claro que quer investir apenas em jogos “hits”, isto é, que dão lucros. Games online para plataformas móveis estão no bolo.

Nenhum comentário: