23.12.08

PF pede ajuda ao FBI para abrir HD de Dantas

Este senhor sabe proteger seus dados / Agência Brasil
Após cinco meses de tentativas frustradas, os técnicos da Polícia Federal decidiram pedir ajuda ao FBI para ler dados de dois HDs criptografados.

A PF vai usar um acordo internacional que mantém com a polícia americana para tentar acessar dados de dois discos rígidos apreendidos em uma operação num dos apartamentos que pertencem ao banqueiro Daniel Dantas, pivô da investigação que levou à operação Satiagraha.

De acordo com a polícia brasileira, os discos apreendidos usam chaves de 128 bits, método considerado extremamente difícil de driblar. Com apoio americano, a polícia brasileira acredita que poderá acelerar a descoberta das senhas que permitem acesso ao conteúdo dos discos.

A PF acredita que nestas mídias estão informações sobre operações financeiras que podem esclarecer se o banqueiro tem ou não participação em crimes como lavagem de dinheiro e corrupção ativa.

Método convencional

Os HDs que serão periciados por agentes do FBI não são os mesmos apreendidos pela polícia num escritório de Dantas em 2004. Naquela ocasião, o Instituto de Criminalística de Brasília obteve sucesso em abrir o HD.

Em função da complexidade da criptografia, a polícia brasileira considera pedir ao fabricante do software de encriptação que forneça um método para abrir o disco rígido.

Tal pedido seria feito promotores americanos à Justiça daquele país, já que o fabricante do software é uma empresa com sede nos Estados Unidos.

Nenhum comentário: