23.12.08

Site identifica operadora por nº do telefone

Antes de disparar um telefonema, cheque na internet a qual operadora pertence o número para o qual você vai discar.

A ABR Telecom, entidade que administra a portabilidade numérica no Brasil, publicou um site que permite a qualquer usuário checar a qual operadora pertence um número de telefone fixo ou móvel. O serviço checa o número digitado pelo usuário num campo de buscas diretamente na base de dados a ABR. Na prática, isto permite saber se o número para o qual você vai discar mudou de operadora.

Com o avanço da portabilidade, que chegará a todas 187 milhões de linhas fixas ou móveis do Brasil até março de 2009, o recurso visa garantir que os usuários saibam, antes de ligar, para qual rede vão fazer a chamada.

O site é especialmente útil para usuários de telefonia móvel, já que há grande volume de promoções em que o assinante ganha minutos de conversação ou pacote SMS para uso apenas dentro da rede. Assim, uma ligação da operadora A para A pode custar muito barato. Já uma chamada de A para B pode ter preço elevado.

Para efetuar a pesquisa, o usuário deve clicar no link “Portabilidade Numérica” e selecionar a opção “Consultar Operadora” no site da ABR Telecom. O site exige que o usuário digite um captcha, a fim de evitar pesquisas automatizadas de números e operadoras.

Portabilidade já atendeu 95 mil linhas

Segundo relatório de dezembro da ABR, desde a implantação do recurso nas primeiras cidades do país, em setembro, 151 mil usuários efetuaram pedido de transferência de operadora com manutenção do número. Desde universo, 95,3 mil de fato concluíram a operação.

Em 2009, os primeiros DDDs a receber o recurso serão atendidos a partir de 8 de janeiro. São eles: 18(SP), 51(RS), 55(RS), 63(TO), 65(MT), 92(AM) e 97(AM).

Nenhum comentário: