30.1.09

Bolha de polímero muda tratamento de câncer

O desenvolvimento de nanobolhas de polímero pode revolucionar o tratamento de doenças como o câncer.

Pesquisas oncológicas descobriram, há alguns anos, um nucleotídeo capaz de atuar sobre células de tecidos humanos impedindo-as de crescer e se duplicar.

Chamado de SiRNA (Small interfering RNA), este nucleotídeo tem potencial para modificar o modo como os pacientes vítimas de câncer são tratados.

Em tese, a SiRNA poderia impossibilitar um tumor de crescer, evitando que as células cancerígenas de metabolizem proteínas.

Esta descoberta, no entanto, não pode ser usada na prática até o momento porque, uma vez injetada no corpo humano, a SiRNA é destruída por enzimas presentes no sangue.

Novas esperanças

Um projeto em desenvolvimento na Now Calando Pharmaceuticals, em Pasadena, Califórnia, tenta criar bolhas de polímero (composto formado por sucessivas aglomerações de grande número de moléculas) que possa “proteger” a SiRNA do contato com o sangue humano.

O raciocínio se baseia em usar estas bolhas para transportar a medicação pela corrente sanguinea até ela chegar ao tumor. As bolhas criadas pela Now Calando tem a dimensão de 70 milionésimos de milímetro e servem para “envelopar” doses de SiRNA.

A indústria não tem previsão de quando estas bolhas poderiam ser usadas comercialmente em tratamentos de câncer. Se os testes forem bem sucedidos, porém, vão renovar as esperanças das milhões de vítimas de câncer espalhadas pelo mundo.

Nenhum comentário: