30.1.09

Google pode estrear disco virtual em 2009

Rumores sobre um possível serviço do Google para armazenamento de dados na web se intensificam, com novas evidências.

Blogs vêm publicando pistas de que o serviço, que se chamaria Google Drive, estaria perto de estrear.

O Google Blogoscoped, que se dedica à cobertura de assuntos ligados ao gigante das buscas, divulgou telas que mostravam a opção “Google Web Drive” como uma das alternativas de armazenamento no novo Picasa para Mac. Os screenshots teriam vazado em fóruns de discussão do MacRummors.

O site publicou nesta terça-feira outra suposta evidência de que o “Google Web Drive” estaria no forno: um documento chamado “GDrive on Cosmo Getting Started Guide”, que ficou hospedado no site Scribd.

O documento foi apagado, mas Tony Ruscoe, do Google Blogoscoped, conseguiu recuperar uma versão em cache.

O texto explica como usar o serviço e sugere que ele será compatível tanto com Mac quanto com PC. O “GDrive” também terá integração ao Picasa e a outros serviços do Google, como Gmail e Docs, diz o documento.

Mas quais seriam as razões que impedem o lançamento? O documento aponta algumas, entre elas problemas em relação ao limite de armazenamento, desempenho e integração.

Segundo o Google Blogoscoped, o Cosmo do título do artigo seria uma atualização do Google Docs que se integraria ao GDrive, crinado uma interface única para armazenamento de arquivos.

O Google ainda não falou oficialmente sobre o projeto.

Nenhum comentário: