19.2.09

Bill Gates solta mosquitos em conferência

Uma sala lotada assistia Bill Gates falar sobre diferenças sociais e graves dilemas do mundo atual. E era notório que uma coisa o incomodava: a falta de investimentos no combate à malária.

Foi então que o fundador da Microsoft, entre empresários e figurões do mundo dos negócios, disparou: “Não há razão para que apenas as pessoas mais pobres apanhem malária”, segundos antes de abrir um compartimento cheio de mosquitos.

As reações, depois do susto, foram positivas no TED, nome do evento onde tudo ocorreu. No local, onde líderes da tecnologia, entretenimento e design compartilham idéias e projetos, estavam presentes jornalistas e celebridades como Dave Morin, manager do Facebook, que comentou via Twitter:

“Bill Gates acaba de lançar mosquitos na audiência na TED e disse que não somente pessoas pobres deveriam experimentar disso”.

Pierre Omidyar, fundador do eBay, por sua vez, postou logo em seguida, também via microblogging: “ “É isso. Não estou mais sentado na frente”.

Na sua fala, Bill Gates revelou que enxergava um progresso devido ao crescimento da expectativa de vida e a redução do índice de morte infantil no mundo. Segundo ele, a razão para isso é o controle de doenças - de vacinações contra sarampo ao combate da malária.

A fundação de Bill e sua esposa, conhecida por “The Gates Foundation”, ajuda a desenvolver uma vacina, mas, a malária, de acordo com o conselheiro da Microsoft, requer vigilância constante e novas ferramentas de combate. Por isso, frisou aos participantes do encontro, baseado em uma experiência chocante, que é preciso melhorar as comunicações entre pessoas e laboratório farmacêuticos, a fim de obter maior comprometimento, simulações e estudos.

O TED termina suas atividades no dia 7 de fevereiro, sábado, e contará com palestras de Tim Berners-Lee e o músico Herbie Hancock, entre outras personalidades.

Nenhum comentário: