22.12.06

Informática: Skype ajuda criminosos a espalhar pragas virtuais pela web

Empresas de segurança identificaram, nesta semana, um golpe que utiliza o programa de telefonia de voz sobre IP (VoIP) Skype -- o mais popular de sua categoria -- para espalhar pragas pela internet. Segundo a companhia F-Secure, que divulgou o problema, essa estratégia ainda é limitada a um pequeno número de ocorrências.

A empresa de gerenciamento de internet Websense classificou a praga como um cavalo de tróia, um código utilizado para roubar informações dos internautas. Quando têm acesso a senhas e dados pessoais, os criminosos podem fazer transferências financeiras sem a autorização ou conhecimento dos donos de uma conta bancária, por exemplo.

A estratégia identificada é bastante simples e não explora qualquer falha no Skype -- os piratas simplesmente enviam um arquivo malicioso para as vítimas em potencial via mensagens de texto, pedindo que os internautas baixem e executem o programa. Se obedecerem às instruções, os usuários de tecnologia infectam involuntariamente suas máquinas.

Clique aqui veja como se proteger dos golpistas virtuais.

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,AA1395717-6174,00.html



Uma coisa que também não pode faltar é um bom Antivirus, veja aqui a dica do SerNerd.blogspot para os antivirus, foi o primeiro post do SN.

Nenhum comentário: