29.4.07

Games: A insanidade chega à nova geração


Quando nasceu o primeiro PlayStation, a Sony trouxe com ela Crash Bandicoot, o personagem que tinha a difícil missão de ser o Mario da empresa que era então só uma iniciante no mercado de games. É discutível se o mascote peludo conseguiu ou não esse status, mas o número de seqüências mostra que ele é um herói competente - herói este que agora está de volta, mais insano do que nunca; não só pela Sony, mas pela Microsoft e pela Nintendo também.

Desenvolvido pela Radical Entertainment, Crash of the Titans é o primeiro Crash “verdadeiro” a ser lançado desde Crash Bandicoot Purple, que chegou ao Game Boy Advance em 2004. Nada de corrida de karts, tabuleiros ou coletânea de mini-games. O que chega agora para Wii, Xbox 360 e PlayStation 2 é um game fiel às origens aventureiras da série da Naughty Dog... mas com algumas (e significativas) mudanças.

O protagonista está de visual novo – pelos eriçados, novas calças e até tatuagens tribais nos braços – mas o grande vilão ainda é o bom e velho Neo Cortex. Juntamente com sua sobrinha, Nina Cortex, o cientista maluco realiza uma terrível experiência que transforma todos os habitantes da ilha natal de Crash em terríveis e ferozes monstros. Caberá ao bravo e sorridente herói (e à sua liga de companheiros) viajar pelos confins do ex-paraíso natural até encontrar um jeito de fazer tudo voltar como era antes. Coco, Aku-Aku, Uka-Uka, N.Gin e outros personagens marcantes estarão todos de volta, garantindo que os fãs de longa data da série não serão deixados de lado pela nova equipe de produção.

Assim como Sonic em seus primeiros jogos, Crash não quer simplesmente matar inimigos – ele quer salvar seus colegas. A diferença é que enquanto o ouriço supersônico resolvia o problema com um simples pulo, as coisas aqui são um pouco mais complicadas. Ao invés de arremessar frutas ou arrebentar seus oponentes com rodopios, o protagonista peludo agora deve nocautear os Titãs (nome dados aos novos monstros) e montar neles – mais ou menos como num Grand Theft Auto, mas ao invés de roubar carros, você rouba criaturas gigantes, coloridas e com presas afiadas. Uma vez no controle dessas aberrações, você ganha uma nova lista de poderes, que podem ser usados para alcançar lugares secretos, resolver quebra-cabeças ou simplesmente causar destruição generalizada.

Outra novidade: se Crash tem muitos amigos que o ajudam a vencer as forças do mal, não há por que você não possa chamar os seus para encarar a nova aventura. Crash of the Titans traz um modo multiplayer cooperativo para dois jogadores ao mesmo tempo – seja online ou offline – que ao mesmo tempo facilita e modifica a experiência. Certos quebra-cabeças e partes-chave do game se adaptam para o modo multiplayer, sempre renovando o jeito de jogar.

Apesar do conteúdo do game ser praticamente o mesmo em todos os consoles, existem algumas diferenças básicas entre as versões Wii e Xbox 360. Enquanto a plataforma da Nintendo faz uso dos sensores de movimento para deixar a jogabilidade mais profunda e diversificada – principalmente quando Crash está montado em um dos monstros – o console da Microsoft esbanja gráficos de tirar o fôlego. Já o PlayStation 2 traz o mesmo que existe no X360, mas sem a mesma qualidade visual e sem suporte online.

As maluquices de Crash e seus amigos finalmente estão chegando à nova geração de videogames, com o mesmo bom humor, as caretas e a ação de sempre – e mesmo que ele não seja um encanador bigodudo isso não quer dizer que não vai dar pra se divertir de montão.

http://www.gametv.com.br/preview.show.chain?game.id=6418&page=1

Nenhum comentário: