29.11.07

Tecnologia: Universidade japonesa dá aulas pelo celular

Os japoneses já usam telefone celular para fazer compras, ler livros, enviar e-mails, procurar restaurantes e assistir a clipes de música. Agora eles podem cursar a universidade.

A "Cyber University", única universidade do país a oferecer aulas pela internet, começou nesta quarta-feira (28) a transmitir aulas por celular - primeira lição foi sobre os mistérios das pirâmides.

Para usuários de computador, a aula é transmitida com texto, imagem e uma pequena janela que exibe vídeo, com áudio. A versão para telefone celular, que abre uma janela de streaming de vídeo na pequena tela, mostra seqüências de slides.

Em uma demonstração nesta quarta (28) em um hotel de Tóquio, uma imagem das pirâmides do Egito aparecia na tela do celular e dava lugar à imagem de um texto, enquanto a voz do professor era ouvida pelas caixas de som do aparelho.

A "Cyber University" funciona desde abril, com aprovação do governo para emitir certificados, e tem 1,8 mil estudantes.

A operadora de telefonia celular Softbank Corp é dona de 71% do campus virtual - ela também oferece serviços de internet banda larga, jogos on-line, compras e mercado de ações.


Aulas gratuitas

As aulas pelo celular devem ser expandidas para outros cursos, de acordo com a universidade, que oferece cerca de 100 matérias, incluindo antiga cultura chinesa, jornalismo on-line e literatura inglesa.

Ao contrário das aulas para computador, as lições no celular serão gratuitas para o público, que deverá, no entanto, pagar as tarifas telefônicas.

Mas as aulas só podem ser acompanhadas em certos aparelhos da Softbank - embora existam planos de levar o serviço para outros marcas.

Sakuji Yoshimura, chefe da universidade, diz que eles oferecem oportunidade de aprendizado para as pessoas que têm dificuldade de freqüentar universidades da vida real, seja por problemas de saúde ou de falta de tempo porque trabalham.

"Nossa missão, como educadores, é atender às necessidades de quem quer aprender", disse Yoshimura. Segundo ele, o nível de presença dos estudantes nas aulas é de 86%.

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL197194-6174,00.html

Nenhum comentário: