28.1.08

Prótese com Bluetooth faz soldados voltarem a andar


Depois de popularizar a transmissão sem fio de dados entre aparelhos eletrônicos como telefones celulares, impressoras e tocadores de MP3, a tecnologia Bluetooth começa ajudar a medicina.

Com chips e sensores implantados em próteses, a tecnologia possibilitou que dois soldados dos EUA voltassem a andar depois de terem as pernas amputadas devido a explosões que sofreram na Guerra do Iraque.

Joshua Bleill, de 30 anos, foi um dos soldados atingidos. Em 2006, ele teve suas duas pernas amputadas, do joelho para baixo, depois que uma bomba explodiu sob o jipe Hummer em que ele patrulhava. Agora, graças às próteses, está voltando a caminhar.

Quando a perna esquerda da nova prótese dá um passo à frente, seu chip envia informações, como posição e velocidade, à perna direita, que então pode prever qual será o comportamento da pessoa no momento seguinte. As próteses funcionam com baterias, que precisam ser recarregadas.

Tentativas anteriores de solucionar a locomoção de pessoas amputadas exigiam que as próteses fossem programadas por computador antes de serem aplicadas, e não dispensavam o uso de fios. Como não podia prever os movimentos da pessoa, a tecnologia anterior exigia mais força muscular para executar os passos.

"Somos as primeiras pessoas no mundo a tentar uma coisa assim, então é um aprendizado diário", disse Bleill em entrevista à rede CNN. Além dele, o militar Gregory Gadson também recebeu o implante hi-tech.

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL277865-6174,00.html


Quero ver se a alegria deles continua se tiverem a perna hackeada!

Nenhum comentário: