Robert Servant é um escocês sexagenário que, depois de ganhar seu computador na rifa de um clube de boliche, passou a se corresponder com spammers -- sim, trocar mensagens com os propagadores de lixo eletrônico que todos querem evitar. Após meses vivendo essa experiência on-line, o limpador de janelas decidiu publicar um livro divulgando esses diálogos insólitos. Mas antes de dar mais detalhes sobre Bob e esse seu estranho hobby de conversar com o inimigo, é importante deixar algo claro: ele não existe.
Tanto o livro "Delete this at your peril" ("Delete por sua conta e risco", em tradução livre) quanto o personagem -- que, antes de se dedicar à limpeza de janelas, vendia cheeseburgueres preparados dentro de vans -- são criações do jornalista escocês e autor de livros Neil Forsyth, 30. Ele conta que começou a responder as mensagens enviadas por spammers como hobby, adotado sempre que bebia algumas cervejas, até que a brincadeira ganhou força e se transformou em livro.
A publicação, como Forsyth explica, mostra a comunicação "anárquica" entre Bob e pessoas que realmente tentam enganar os internautas. Enquanto os golpistas oferecem milhões de dólares de origem africana e outras iscas para os interessados em enriquecimento rápido, o fictício Bob sempre tem uma contra-proposta mirabolante. Algumas dessas trocas de e-mail chegaram a durar quatro meses: elas terminavam quando o escocês turrão pulava fora ou quando os falsários desistiam dele.
http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL700606-6174,00.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário