Os japoneses fizeram fila na ocasião do lançamento do iPhone 3G, no dia 11 de julho, mas hoje a empolgação não é tanta, informou o Wall Street Journal. Segundo os analistas, o problema é o preço alto do iPhone e a concorrência com outros dispositivos avançados. Além disso, a tecnologia 3G já é padrão no Japão e não funciona como chamariz como nos Estados Unidos.
De acordo com o instituto de pesquisas MM, a Apple vendeu cerca de 200 mil iPhones 3G nos dois primeiros meses, mas a demanda tem diminuído. Segundo os analistas, o número de dispositivos vendidos chegará a 500 mil, número muito inferior ao estimado pela Apple, que esperava vender 1 milhão de unidades no Japão.
A Apple não conseguiu competir com os sofisticados modelos vendidos pelos fabricantes japoneses que servem como cartões de débito ou tickets de trem e que têm recursos como sintonizador de TV. Mais de 10 fabricantes japoneses competem acirradamente pelo mercado de celulares no País, que atinge 50 milhões de unidades vendidas anualmente – para se ter uma idéia, a gigante Nokia detém menos de 1% do mercado japonês.
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