16.9.08

Japoneses estão desanimados com o iPhone 3G

O número de vendas de iPhones 3G no Japão está três vezes menor do que na época de lançamento, em julho.

Os japoneses fizeram fila na ocasião do lançamento do iPhone 3G, no dia 11 de julho, mas hoje a empolgação não é tanta, informou o Wall Street Journal. Segundo os analistas, o problema é o preço alto do iPhone e a concorrência com outros dispositivos avançados. Além disso, a tecnologia 3G já é padrão no Japão e não funciona como chamariz como nos Estados Unidos.

De acordo com o instituto de pesquisas MM, a Apple vendeu cerca de 200 mil iPhones 3G nos dois primeiros meses, mas a demanda tem diminuído. Segundo os analistas, o número de dispositivos vendidos chegará a 500 mil, número muito inferior ao estimado pela Apple, que esperava vender 1 milhão de unidades no Japão.

A Apple não conseguiu competir com os sofisticados modelos vendidos pelos fabricantes japoneses que servem como cartões de débito ou tickets de trem e que têm recursos como sintonizador de TV. Mais de 10 fabricantes japoneses competem acirradamente pelo mercado de celulares no País, que atinge 50 milhões de unidades vendidas anualmente – para se ter uma idéia, a gigante Nokia detém menos de 1% do mercado japonês.

Nenhum comentário: