3.9.08

Sucesso do modelo YouTube freia Bit Torrent

Estudo contrapõe crescimento dos portais de vídeo via streaming e queda no tráfego das redes P2P.

Números divulgados por ISPs americanos, japoneses e britânicos mostram um acentuado crescimento no tráfego gerado por portais de vídeo como o YouTube, o Hulu, nos Estados Unidos, e o iPlayer, da BBC.

De acordo com as empresas, os dados transferidos por usuários destes sites já represente cerca de 6% do total de bits trafegados diariamente pelos servidores. Na Inglaterra, por exemplo, o ISP PlusNet registrou um aumento de 168% no tráfego de dados em sites de streaming em relação ao ano passado.

No mesmo provedor, foi detectado uma diminuição do dados trocados por meio de redes P2P. A troca de arquivos movimentou neste ano cerca de 12,2 Terabytes, contra 13,4 TB do ano passado. Mesmo com a diminuição, o Bit Torrent e outros programas para acesso a redes P2P ainda consomem 25% do tráfego do ISP.

Os estudos mostram tendência parecida em provedores japoneses e norte-americanos. Além do esmagador sucesso do YouTube, outro motivos do sucesso dos sites de vídeo por streaming é a veiculação de conteúdo oficial inédito. Nos EUA, o Hulu.com exibe episódios completos de seriados populares, como o jornalismo-humorístico do Colbert Report.


Nenhum comentário: