9.12.08

Circuito de TV gera ilusão de troca de corpo

Utilizando circuitos fechados de TV para criar uma ilusão, cientistas fizeram com que pessoas trocassem de corpo – mulheres acreditavam ter o corpo de um homem e vice-versa.

O experimento, publicado no jornal PloS ONE, da Biblioteca Pública de Ciência dos EUA, mostra que é possível manipular a mente humana de forma que tenhamos a sensação de estar em um corpo diferente.

Segundo Valeria Petkiva e Henrik Ehrsson, do Instituto Karolinska, de Estocolmo, esses testes explicam como os seres humanos entendem os limites do seu próprio corpo.

Os pesquisadores realizaram diversos testes com o objetivo de enganar voluntários influenciados por uma ilusão comum, que os levava a acreditar que uma mão de borracha era a sua verdadeira mão.

Petkova e Ehrsson usaram uma câmera de circuito fechado para fazer os voluntários pensarem que um manequim de borracha era o seu corpo, ou seja, eles acreditavam que eram outra pessoa.

“O efeito é tão forte que, enquanto um participante experimenta estar no corpo de outra pessoa, ele pode olhar para o seu corpo real e cumprimentá-lo sem que a ilusão se acabe”, os cientistas explicaram.

Os pesquisadores alertaram que não conseguiram fazer com que os voluntários acreditassem que eram um objeto, uma caixa, por exemplo.

Reuters

Nenhum comentário: