17.12.08

Harvard e IBM têm projeto para energia solar no World Community Grid

Harvard e IBM têm projeto para energia solar no World Community Grid

A IBM e a Harvard University anunciaram um novo projeto de grid computing com foco na evolução da energia solar.

É mais uma iniciativa da Big Blue dentro do World Community Grid, que já reúne esforços em estudos para a cura do câncer, AIDS, fome na África e até para a detecção de vidas extraterrestres. O objetivo deste novo projeto é descobrir materiais orgânicos para criar células para painéis solares mais eficientes e com custo inferior.

De acordo com a IBM, as atuais células – feitas de silício – melhoram o consumo de energia em apenas 20% e tem um curso de 3 dólares por watt gerado. Uma nova tecnologia baseada em plástico já está em desenvolvimento. Além de ter um custo de produção bastante inferior, o material é flexível e consegue captar uma quantidade maior de luz. A universidade espera descobrir moléculas isoladas de plástico que, combinadas, podem converter a energia solar em eletricidade.

Segundo Alan Aspuru-Guzik, professor do departamento de Biologia de Harvard, os membros do World Community Grid tornarão a pesquisa possível, pois serão provedores de uma capacidade computacional inacreditável. O projeto tem duração prevista de dois anos, mas, de acordo com o professor, levaria 22 anos para ser finalizado usando um cluster convencional da comunidade científica.

Como funciona o World Community Grid
O projeto usa a capacidade ociosa de computadores pessoais para processar dados científicos. Para isso, voluntários baixam um programa no site do World Community Grid que cria uma partição no HD do usuário. Os dados enviados ficam isolados de outras informações do PC, o que evita a contaminação dos arquivos por vírus e códigos maliciosos. O programa só usa a capacidade de processamento quando o PC não registra ações do usuário.

O World Community Grid é considerado a maior concentração de computadores em grade no mundo, com 413 mil membros em mais de 200 países. No total, 1 milhão de computadores estão ligados hoje.

Baixe o software na seção de Downloads da INFO e seja um voluntário do projeto.

Nenhum comentário: