30.1.09

Wikipedia 1x0 Britannica

A Enciclopédia Britannica, quem diria, vai descer do salto alto e deixar os internautas atualizarem seu conteúdo. Descobriu que, no século 21, ninguém pode escapar da colaboração pela web.


Ponto para a Wikipedia, que pode estar vivendo seus próprios dramas sobre edição de conteúdo e geração de fundos no momento, mas ganhou a grande discussão sobre quem detém o poder do conhecimento.


Não é que a Britannica vai entrar num clima de relaxamento total. Pelo que vi hoje na BBC, a empresa terá uma política rigorosa na abertura de portas, manterá uma afinidade especial com especialistas, e ainda vai colocar um selo de “Checado pela Britannica” para distinguir o conteúdo aprovado por ela do simplesmente gerado por terceiros.

E por que o título de Wikipedia ! X Britannica 0? Pensei que poderia ser Wikipedia 1 X Britannica 1, porque a primeira batalha entre as duas enciclopédias foi vencida, matematicamente, pela Britannica, ao registrar menos erros que a Wikipedia alguns anos atrás. Mas não usei porque a diferença entre os erros foi tão pequena – 4 para 3 – que a Wikipedia não perdeu, de fato, aquela parada. Foi a vencedora moral. Então, para simplificar, Wikpedia 1 X Britannica 0.

Nenhum comentário: