30.10.08

Site revela o que astros da música ouvem

"My Secret Playlist" é um informativo que convida personalidades da música a escreverem uma lista com as oito canções que mais os inspiram.

Além de poder ver as maiores influências e comentários curiosos de astros como Moby e integrantes de Stereophonics, The Vines e The B52’s, é possível ouvir os sons e deixar suas próprias impressões nas páginas.

No ar desde setembro, o projeto é uma iniciativa da Conversant Media, uma empresa de comunicação australiana. O site é atualizado semanalmente e tem duas equipes: uma em Sydney, outra em Nova York, nos Estados Unidos.

Saiba como um chinês navega na internet

Um curioso aplicativo do Firefox está rondando a rede. Por meio de um IP chinês, o China Channel navega como se o internauta enfrentasse a censura do governo local.

Caso algum site proibido seja visitado, a conexão é suspensa por quinze minutos. A graça do recurso é descobrir quais temas são considerados ofensivos ao país. Independência de Taiwan, manifestos anticomunistas e qualquer busca sobre o Massacre da Paz Celestial são alguns dos temas banidos.

Utilizando o add-on, basta renovar o número de IP e continuar a escavação das barreiras chinesas. Entre no site e faça suas próprias descobertas.

Windows 7 será mais simples e mais rápido

Julie Larson-Green demonstra o recurso multitoque do Windows 7

A Microsoft está apostando que a próxima versão do sistema operacional Windows será mais rápida e fácil de usar e evitará os tropeços que marcaram a chegada do Windows Vista e foram considerados responsáveis por afastar muitos usuários do software que equipa 90% dos computadores pessoais do planeta.

O Windows 7, apresentado nesta terça-feira, deve ser lançado em versão de teste no começo do ano que vem, com recursos que incluem tecnologia de tela sensível a toque e capacidade de personalização do sistema com mais facilidade.

O Windows Vista recebeu críticas tão pesadas contra sua baixa compatibilidade com aparelhos mais antigos e lenta velocidade de inicialização que terminou por se tornar alvo de uma campanha de marketing muito efetiva veiculada pela rival Apple.

Além disso, a utilidade do sistema operacional tradicional Windows para computadores pessoais, o produto mais lucrativo da maior produtora mundial de software, vem sendo contestada, à medida que mais e mais aplicativos passam a estar disponíveis na Internet, o que destaca o papel central dos navegadores de Internet em um mundo no qual a web ocupa posição central.

A Microsoft decidiu medir sucesso com base na experiência positiva dos usuários, em lugar de superioridade técnica ¿ um fator que usuários comuns muitas vezes desconsideram.

Julie Larson-Green, vice-presidente da Microsoft encarregada de supervisionar o desenvolvimento do Windows 7, afirmou que "ter a melhor solução técnica é ótimo. Mas, como no caso do vídeo Beta e do VHS, a melhor solução técnica nem sempre importa", disse ela, se referindo à batalha pela dominância do mercado de vídeo travada pelos formatos Beta e VHS nos anos de 1970 e 80.

A Microsoft planeja introduzir mais recursos que facilitem o uso do sistema operacional, como uma nova barra de tarefas que oferece uma visão prévia de todas as janelas abertas de um programa quando o usuário passa com o cursor por sobre seu ícone.

Outro novo recurso são as "Jump Lists", que oferecem listas atualizadas de documentos que o usuário usou recentemente ou sites de web que costuma visitar sem que ele precise abrir antes o Word ou um navegador de Internet.

"As pessoas não estão usando o Windows para usar o Windows. As pessoas estão usando o Windows para terem acesso ao que querem utilizar. Ajudá-las a fazer o que querem é o objetivo do sistema operacional", disse Julie.

A nova filosofia é um aceno ao sucesso da Apple, que viu sua participação de mercado nos Estados Unidos desde 2005 por causa, em parte, de uma campanha publicitária que retratou o Vista como desajeitado e mais difícil de usar.

O Windows 7 tem como meta manter as exigências de hardware do Vista para que as empresas não precisem comprar novos equipamentos apenas para que o sistema operacional da Microsoft seja utilizado.

Mulher mata marido virtualmente e é presa

Em Miyazaki, no Japão, uma professora de piano de 43 anos é mantida na cadeia por deletar o perfil do ex-marido virtual em um jogo online.

Inconformada com o divórcio que sua personagem sofreu no simulador MapleStory, a mulher invadiu a conta do homem de 33 anos e apagou seu alter-ego, segundo o site da BBC.

Ela será indiciada por acessar ilegalmente um computador e manipular dados. Caso seja condenada, a “homicida virtual” poderá pegar até cinco anos de prisão e uma multa a definir.

Criado na Coréia do Sul, o MapleStory é um dos games mais populares do Oriente e tem como principal objetivo lutar contra ameaças de monstros. Mas, como pudemos perceber, também serve para manter atividades sociais entre os avatares, como casamentos virtuais.

Geeks serão líderes do futuro, revela estudo

Um estudo diz que a internet muda o jeito dos usuários pensarem e afirma que os nerds serão líderes.

A internet não está apenas revolucionando a forma como as pessoas vivem mas também está modificando o funcionamento do nosso cérebro.

De acordo com um neurocientista, essa alteração colocará os especialistas em tecnologia no topo da nova ordem social.

Gary Small, um neurocientista da Universidade de Los Angeles, na Califórnia, especializado em funções cerebrais, concluiu após aprofundados estudos que a busca online e as mensagens de texto aperfeiçoaram a capacidade do cérebro humano de filtrar informações e fazer escolhas rapidamente.

Porém se a tecnologia, por um lado, acelera o aprendizado e estimula a criatividade, por outro ela pode ser um problema para os viciados em internet, que têm somente amigos virtuais. Além disso, diagnósticos de Distúrbio de Déficit de Atenção têm aumentando nos últimos anos.

Small, entretanto, afirma que as pessoas que vão ocuparar posições de liderança nas próximas gerações serão aquelas com uma mistura de habilidades tecnológicas e sociais.

“Estamos observando uma mudança evolucionária. Quem souber lidar tanto com tecnologia quanto com pessoas terá destaque nas sociedades do futuro”, disse Small.

“Eles saberão quando uma conversa será mais válida para responder um e-mail ou uma mensagem instantânea”, ele explicou.

No seu quarto livro que chegou recentemente ao mercado (iBrain: Surviving the Technological Alteration of the Modern Mind), Small mostra como a tecnologia influenciou a maneira como as mentes mais jovens se desenvolvem, funcionam e interpretam informações.

Reuters

Rede de paródia online vira global

The Onion News Network, um subproduto do jornal de sátira Onion, vai estar disponível para internautas no Reino Unido, Europa e Ásia, depois de uma negociação exclusiva com o distribuidor digital MyVideoRights.com.

O serviço começa às vésperas das eleições de 4 de novembro, com o acordo parcialmente impulsionado pelo que os sócios chamam de “interesse que o Reino Unido e a Europa têm mostrado nas eleições presidenciais norte-americanas.”

A Onion News Network, lançada em março de 2007, produz vídeos de eventos atuais, reais e imaginários e transmite 24 horas por dia. Ela faz a paródia de redes de notícias como a CNN e a ABC.

O MyVideoRights.com traz apenas conteúdo livre de direitos autorais, permite que produtores de entretenimento tenham um meio de ganhar dinheiro com vídeo.

Reuters

Rússia recusa compra de agência por Google

O Serviço Federal Anti-monopólio da Rússia (FAS) recusou, nessa quinta-feira, a permissão ao Google comprar 100% da agência de publicidade Begun.

"Ao revisar os documentos e informações recebidas sobre esse negócio, o FAS decidiu recusar o pedido”, afirmou o serviço em uma nota oficial em seu site (www.fas.gov.ru).

A instituição não disse a razão da recusa.

Em julho, a Rambler Media, proprietário britânico do portal Rambler Internet da Rússia, concordou em vender a agência ao Google por US$ 140 milhões.

Reuters

Holandeses detidos por roubar bens virtuais

Uma corte holandesa condenou dois jovens por roubo de itens virtuais em um jogo de computador. Eles foram sentenciados a prestar serviços comunitários.

Alguns casos parecidos aconteceram no mundo e há diversas interpretações para o status legal de "bens virtuais".

A corte local afirma que os garotos, de 15 e 14 anos, coagiram um garoto de 13 anos a transferir um amuleto e uma máscara virtais do jogo online de aventura RuneScape para suas contas no jogo.

"Esses bens virtuais são bens (de acordo com as leis holandesas), então é roubo", afirmou a corte nessa terça-feira.

A identidade dos garotos não foi revelada. O mais velho deve prestar 200 horas de serviço e o mais jovem, 160 horas.

AP

Dicionário traz novo acordo ortográfico

O Aulete Digital migrou do desktop para a web e já traz o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

O iDicionário Aulete entrou em fase beta no último final de semana e pode ser consultado no endereço www.aulete.com.br. Usuários de smartphones e PDAs podem acessar a URL www.mobi.aulete.com.br.

A busca no iDicionário Aulete deve ser feita na grafia antiga. Quando a palavra foi modificada pelo novo acordo, ela aparece na forma antiga e na nova, assinalada com as iniciais AO e um número. Esse número remete a um tópico do resumo que a Lexikon Editora, responsável pelo dicionário, preparou para simplificar a compreensão das novas regras. A íntegra do acordo e essa síntese devem entrar no ar ainda hoje (21/10).

O decreto que promulga o novo acordo ortográfico foi assinado pelo presidente Lula em 29 de setembro passado. O acordo começa a vigorar em janeiro de 2009 e deve ser totalmente implantado até dezembro de 2012.

“Tentamos aplicar a nova regra ao iDicionário Aulete, mas inevitavelmente existem dúvidas. Essas questões serão resolvidas somente quando a Academia Brasileira de Letras lançar a nova edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa”, afirma Carlos Augusto Lacerda, diretor da Lexikon. Segundo ele, essa edição estava inicialmente prevista para o final de novembro, mas já foi adiada para fim de janeiro do próximo ano.

A versão online do Aulete inclui 818 mil verbetes, definições e locuções. Tem também uma versão coletiva, na qual os internautas participam sugerindo novos verbetes, editando os atuais, apontando erros e discutindo o idioma em fóruns, sempre sob a supervisão da equipe editorial da Lexikon.

Durante a consulta, fica fácil saber se o verbete foi atualizado e, em caso afirmativo, consultar o original. Basta clicar na aba correspondente. Novos acréscimos são indicados pela etiqueta “verbete novo”. O dicionário online inclui ainda histórico de consulta, últimos verbetes pesquisados e verbetes mais populares.

Para tornar as pesquisas ao conteúdo ainda mais fáceis e rápidas, o site do iDicionário Aulete oferece complementos para os campos de busca dos navegadores Firefox e Internet Explorer e um widget para o Windows Vista. É só visitar a área de downloads.

Lei eleitoral é ruim para web, diz TSE

O Tribunal Superior Eleitoral reconheceu que a atual legislação cria confusão e muita restrição ao uso da web nas eleições.

Pressionado por críticas, o presidente do TSE, Carlos Ayres Britto, defendeu mudanças na lei para a votação de 2010. A Justiça eleitoral proibiu, este ano, sites de veicular publicidade política ou mesmo manifestar sua opinião sobre candidaturas.

A regra só permite o debate político nos sites dos partidos (.org.br) ou dos candidatos (.can.br). Redes sociais, vídeos online e blogs de opinião são proibidos de participar das eleições, embora na prática exista muito material político nestas plataformas.

Ayres disse que o TSE apenas interpreta a lei já existente e, para evitar polêmicas, seria preciso criar uma nova legislação eleitoral. O ministro disse ainda que parlamentares podem fazer isso para as próximas eleições, o pleito de 2010.

Atualmente, a Justiça proíbe, por exemplo, comunidades sobre políticos no orkut e vídeos no YouTube. Como estes conteúdos existem às centenas, surge uma situação constrangedora, em que a decisão da Justiça não tem nenhum efeito prático.

Currículo na internet aumenta riscos de roubo de identidade, diz estudo

Aqueles que procuram emprego com a ajuda da internet precisam ficar atentas quanto aos sites para os quais fornecem informações pessoais – se a empresa não for confiável, esses dados podem ser usados em fraudes. O alerta foi dado pela iProfile, da área de recrutamento, que fez um estudo para analisar a vulnerabilidade dos internautas em parceria com a Polícia Metropolitana de Londres e a organização IAAC, ligada à proteção de informação.

A companhia publicou um anúncio em jornal pedindo que os interessados enviassem seus currículos a uma empresa chamada Denis Atlas (anagrama para ‘steal na id’, ou roube uma identidade). De 6 a 12 de outubro, teve respostas de 107 pessoas.

“Geralmente, os criminosos precisam de apenas três informações para roubar uma identidade [se passar por outra pessoa]. Os currículos enviados por esses internautas continham, em média, oito dados pessoais”, diz a companhia.

De acordo com a iProfile, aqueles que fizessem uma busca na internet pelo nome da empresa encontrariam um site explicando que a Denis Atlas não existe. Essa mesma página continha informações sobre o estudo, dizendo que se tratava de um experimento para identificar os riscos associados à divulgação de informações pessoais contidas em currículos. Todos os dados recebidos como parte da análise, diz a iProfile, foram destruídos.

A pesquisa indica que, das 107 pessoas que responderam ao anúncio, 68% não procuraram informações sobre a empresa divulgada. De todos os currículos enviados, 57% continham data de aniversário, 91,5% divulgavam endereço completo, 19% colocavam terceiros em risco (dando referências) e um interessado enviou até o número de seu passaporte.

Para que não seja vítima de roubo de identidade, o internauta que envia currículos deve tomar alguns cuidados como não incluir data de aniversário e local de nascimento. A iProfile ensina que o interessado só deve fornecer mais dados pessoais em um estágio avançado da negociação, quando tiver confiança na empresa onde deseja trabalhar e na pessoa que realiza as entrevistas.

FBI prende homem por vazar MP3 na web

Homem é preso acusado de furtar músicas inéditas do Guns N´Roses e publicá-las na web.

Kevin Cogill, 27 anos, disse que é inocente da acusação de violar as leis federais de direitos autorais.

Ainda não há data para o julgamento, de acordo com Thom Mrozek, porta-voz da promotoria norte-americana.

O FBI afirma que Cogill colocou nove faixas do próximo álbum do Guns N´ Roses, chamado "Chinese Democracy", no site antiquiet.com (http://www.antiquiet.com).

Cogill foi preso em agosto, na sua casa em Los Angeles, mas logo foi solto. Se for condenado, ele pode pegar três a cinco anos de prisão.

O Guns N´ Roses afirmou em nota oficial que não aprovava a ação de Coghill, mas que o interesse estaria na fonte original do material. Mrozek não quis comentar se haverá mais prisões.

Uma das maiores bandas da cena de metal americano no fim dos anos 1980, o Guns N´ Roses não lança nenhum álbum novo há mais de 17 anos. O "Chinese Democracy" deve sair no próximo mês, mas o projeto foi adiado diversas vezes porque o vocalista Axl Rose se separou de todos os membros originais da banda.

Reuters

20.10.08

Improvável - Só Perguntas


Sonic volta à ativa em novo game da Sega

Foto: Divulgação
O mascote oficial da Sega e principal herói do Mega Drive retorna em 'Sonic Unleashed', jogo para Xbox 360, Wii, PlayStation 2 e 3

Foto: Divulgação
Imagens divulgadas nesta segunda (20) mostram Sonic enfrentando inimigos nas versões de Wii e PlayStation 2

Foto: Divulgação
O ouriço azul vai usar golpes em sua corrida contra o tempo, além, é claro, de correr muito.

Site anuncia celular que faz café e vira harmônica

O aparelho

O mercado de celulares oferece diversas opções de aparelhos com os mais variados recursos, como navegação na Internet, câmera, GPS e MP3 player. Por que não, então, telefones que tenham também funções como fazer café ou barbear, por exemplo?

O Pomegranate NS08 tem - ou diz que tem. O lançamento deste novo aparelho "tudo-em-um" está sendo anunciado por meio de um site na web, que demonstra em vídeo os recursos inusitados que são o diferencial do produto.

É possível ver no site, por exemplo, como se usa o Pomegranate ("romã", em português)para fazer café: é só colocar o pó de café - especial para o aparelho, disponível em quatro blends - em um compartimento específico. O telefone então suga a água de uma caneca, faz a mistura e devolve o café pronto.

Mais simples ainda é usar o barbeador embutido no aparelho, que é tão prático que permite que o usuário faça a barba a caminho de um compromisso e até fale no telefone ao mesmo tempo.

E se utilidade não é tudo nessa vida, o Pomegranate também oferece diversão, transformando-se em uma harmônica que garante a alegria até mesmo depois de uma reunião de negócios.

Além disso, como mostra o site, o Pomegranate tem funções de projetor - "um home theater em suas mãos" - ou de tradutor, traduzindo a sua voz pelo aparelho em 50 línguas.

O supersmartphone parece bom demais para ser verdade, o que se confirma quando o usuário termina a navegação no site e pode ver na tela: "Um dia você poderá ter o que quiser em apenas um aparelho. Hoje você pode ter o que quiser em apenas um lugar."

O celular-maravilha na verdade faz parte de uma ação publicitária para promover a província de Nova Escócia, no Canadá. A brincadeira custou US$ 300 mil, segundo o site Your World Today, mas parece estar conseguindo a atenção desejada na web.

Mesmo de mentirinha, o Pomegranate não perde a graça e ainda pode servir para pensarmos em como serão os celulares no futuro. As fantásticas possibilidades do falso aparelho podem ser conferidas no site www.pomegranatephone.com.


Presidente da Microsoft dá dicas sobre Windows 7

Steve Ballmer, CEO da Microsoft, deixou escapar, em evento promovido pelo Gartner, alguns detalhes sobre o novo sistema operacional Windows 7, que já está em desenvolvimento. O executivo também falou a respeito da visão da empresa sobre Cloud Computing.

De acordo com a Redmond Mag, o CEO da Microsoft afirmou que o futuro sistema operacional empresa terá o mesmo código-base do Vista, sendo idêntico em alguns aspectos. O próprio Ballmer qualificou o Windows 7 como "o Windows Vista, só que melhor".

Segundo o executivo, haverá melhorias na interface gráfica, no desempenho e algumas novas funcionalidades, como o suporte bastante abrangente a telas multitouch. Ballmer também usou a palavra "limpeza" (no original, "cleanup"), embora não tenha ficado claro se referia-se ao código, à interface gráfica ou às funcionalidades do Windows 7.

O presidente da Microsoft também afirmou que o código-base do Windows Vista ficará entre nós por muito tempo. Além do Windows 7, o Windows Server 2008 também usa o mesmo núcleo.

Apesar de a Microsoft não marcar uma data para lançamento, alguns analistas prevêem que o Windows 7 estará no mercado já em 2009. Ballmer não confirmou nenhuma data, mas disse que uma versão preliminar, em fase alfa ou, como chamou, pré-beta, estará disponível no dia 27 próximo.

O executivo também comentou que a Microsoft espera garantir suporte aos novos processadores da Intel. A empresa terá de redesenhar parte do kernel do seu sistema operacional para tirar vantagem dos processadores "many-core" (como chamou Ballmer, referindo-se a processadores de muitos núcleos). O CEO explica que a empresa não pode depender das CPUs existentes hoje porque não ganhará velocidade com elas.


Cloud Computing

O executivo da Microsoft falou rapidamente sobre a visão da empresa a respeito da Cloud Computing ¿ novo paradigma de computação que, numa explicação sucinta, pretende deixar não só os arquivos e documentos, mas também os programas dos usuários na Internet. Instalado no computador haveria apenas o sistema operacional.

Segundo Ballmer, um sistema operacional da Microsoft especialmente voltado à "computação nas nuvens" já está em desenvolvimento na empresa há três anos. Além disso, afirmou que a Microsoft não pretende monopolizar a infra-estrutura necessária para permitir a disseminação do Cloud Computing no mundo.

"É verdade que o conceito é uma transformação em nosso modelo de negócios, mas não vamos sair comprando data centers por aí", disse Ballmer. "Queremos, ao contrário, criar condições para que nossos clientes e parceiros possam oferecer serviços 'na nuvem'".

Dias antes, conforme publicado no CNet News, o CEO havia dito em uma palestra para a agremiação francesa CIGREF (Club Informatique des Grandes Entreprises Françaises) que a empresa provavelmente vai chamar o novo sistema de "Windows-qualquer-coisa". "Por hoje, chamemo-lo de Windows Cloud", brincou. Com integração ao "Live Mesh", o sotware terá suporte a .NET em um browser especial, baseado na tecnologia Silverlight.

A respeito do software, Ballmer afirmou, no site da Microsoft, que as aplicações para PC têm interfaces melhores e podem ser mais bem integradas. Por outro lado, as aplicações para navegadores rodam em outros sistemas, além do Windows, e são fáceis de usar. "É preciso unir os benefícios de ambos no Windows", explica. Um exemplo dessa integração já pode ser visto no aplicativo Windows Live Writer, no endereço http://windowslivewriter.spaces.live.com/, um editor e publicador de textos para blogs. O editor fica localmente instalado no PC, mas integra-se a serviços online de blogs como o Blogger, da Google, e o Spaces, da Microsoft.

Steve Ballmer procurou não revelar muitos detalhes sobre ambos os assuntos. A Microsoft prometeu liberar novas informações no próximo dia 27, na conferência de desenvolvedores Professional Developers Conference, que terá lugar em Los Angeles.

Jovem é preso após derrubar site de Igreja da Cientologia

Um jovem de 18 anos de idade foi preso e concordou em se declarar culpado das acusações federais de hackear o site de uma seita religiosa na última sexta-feira. De acordo com o site Informatics, Dmitriy Guzner, de Nova Jersey, é um integrante do famoso grupo de hackers Anonymous, que declarou uma espécie de guerra virtual contra a Igreja da Cientologia.

Guzner invadiu um grande número de computadores desprotegidos e, a partir deles, organizou um ataque de negação de serviço (do inglês, Denial-of-service, ou simplesmente DoS), em que, por meio de um software, o invasor realiza diversas tentativas de acesso à página web, até que ela saia do ar por ultrapassar seu limite de tráfego, "afogando" o servidor.

Os ataques contra a seita vêm acontecendo "desde janeiro" deste ano, quando o grupo liberou um vídeo na Internet (acessível pelo atalho http://tinyurl.com/2s7hja), direcionado aos líderes da seita. Trata-se um aviso dizendo que o Anonymous não descansará até acabar com as informações disponibilizadas sobre a religião, ao menos no mundo virtual.

Um artigo da revista Superinteressante revela que a religião tornou-se famosa nos EUA como a "seita das celebridades", tendo como vice-líder o astro Tom Cruise, e adeptos como Juliette Lewis, Will Smith, John Travolta e Christopher Reeve, além de Nicole Kidman e Katie Holmes, respectivamente a ex e a atual mulher de Cruise.

Para o Anonymous, a Cientologia - fundada ainda na década de 1950, na Califórnia, pelo escritor de ficção científica Lafayette Ron Hubbard - visa apenas fins lucrativos. "Se você deseja se tornar milionário, a maneira mais rápida de isso acontecer é fundar sua própria religião", afirmou o escritor antes de fundar a dele.

Guzner terá de cumprir de 12 a 18 meses de prisão, além de pagar uma multa por danos no valor de US$ 37,5 mil, segundo o blog da Wired.

Nova propaganda “I’m a Mac” pára de atacar o Vista e começa a atacar o marketing da Microsoft



A Apple e a Microsoft têm travado esta bizarra disputa de cuspe à distância já há alguns anos, mas este novo conjunto de anúncios confirma o que as rajadas anteriores pareciam querer dizer: estas empresas não têm a menor intenção de falar de verdade sobre os seus produtos. A campanha “Eu sou Joe o Encanador e eu sou um PC”, que é a maneira da Microsoft dizer “sinta-se bem”, é tão substantiva quanto os ataques ultrapassados e nada ingênuos da Apple sobre o software do oponente, mas este novo conjunto de anúncios de fato é nada além de uma vaga acusação da estratégia de marketing da Microsoft. Talvez ela cole para os caçadores de notícias sobre tecnologia, mas a maioria das pessoas que vê isto na TV não sabe nem do que se trata – pra não dizer que estão cagando e andando pra isso.

Também tem o lance da Apple acusar a Microsoft de gastar dinheiro em propaganda quando esta mesma grana seria melhor alocada para consertar o Vista. A mensagem, obviamente, é transmitida por meio de uma caríssima campanha publicitária, logo na semana em que a Apple lançou novos laptops proibitivamente caros. Justin Long ainda critica a “relutância” da Microsoft em chamar o Vista pelo seu verdadeiro nome, o que pode ser uma alfinetada equivocada sobre a campanha Mojave ou algum tipo de golpe desajeitado sobre a abolição lógica do nome ‘Vista’ em prol do Windows 7.



Todos esperam desinformação e técnicas pra lá de questionáveis nas propagandas, mas esta nem é a questão neste caso. Estes anúncios parecem ser dirigidas à gerência corporativa da Microsoft, não aos seus consumidores. Redmond e Cupertino estão tendo uma discussão inútil e retraída, inconscientes do fato de que a gritaria está sendo ouvida por todo mundo. Que bacana! [MacRumors]

Inglês vai preso depois de exibir manobras de moto no YouTube

Um motociclista britânico que aparecia em um vídeo no YouTube fazendo manobras arriscadas e ultrapassando o limite de velocidade foi condenado a três meses de prisão nesta segunda (20).

No vídeo, Sandor Ferenci, de 28 anos, chegava a atingir 209 km/h com sua moto, fazia manobras arriscadas e pilotava na contramão pelas ruas de Banbury, na Inglaterra. O vídeo foi gravado por um amigo de Sandor e cadastrado no YouTube em junho.

O motociclista fica proibido de dirigir por dois anos, e precisará fazer um curso de direção antes de conseguir novamente a licença.

O promotor Brian Payne disse que um motorista presenciou as manobras de Sandor e avisou a polícia. Quando as autoridades telefonaram para a residência do motociclista, ouviram a pergunta: "É sobre aquele vídeo do YouTube?".

O juiz Terence Maher considerou que Sandor executou "manobras lunáticas e brutalmente irresponsáveis a uma velocidade considerável".

"Ele está realmente arrependido do que fez", disse o advogado de defesa Gary Bell. Segundo ele, seu cliente leu sobre uma criança que morreu por causa de um acidente envolvendo motocicletas e agora entende a conseqüência de seus atos.


Um em cada cinco livros de sucesso na China vem da internet

Enquanto muitas editoras ocidentais temem que a internet possa destruir sua atividade devido à pirataria e à pressão de preços, na China a web está estimulando um renascimento de um setor que vivia estagnado, sob controle estatal.

Um em cada cinco dos best-sellers chineses hoje se origina do ciberespaço e a internet também expandiu imensamente os limites daquilo que se pode publicar.

"A internet significa, na prática, uma nova liberdade para o povo chinês e também para as editoras do país", disse Jing Bartz, diretor do German Book Information Centre em Pequim à Reuters, durante a Feira do Livro de Frankfurt. "O papel que ela desempenha é muito importante".

Ainda que seja difícil controlar o conteúdo na web, as autoridades chinesas reconheceram a necessidade de desenvolver o mercado editorial do país, sob pena de que ele caísse sob controle estrangeiro depois da adesão do país à Organização Mundial do Comércio (OMC), quase sete anos atrás, disseram Bartz e outros.

O valor dos livros vendidos na China no ano passado totalizou 51,3 milhões de yuan (US$ 7,5 milhões), um valor ínfimo ante os US$ 25 bilhões que o mercado editorial dos Estados Unidos movimenta, em parte devido aos baixos preços praticados sob uma economia de planejamento central.

Hu Dawei, vice-presidente do Shanghai Century Publishing Group, um dos maiores grupos editoriais da China continental, disse que o governo agora estava encorajando as editoras a explorar novas formas de propriedade, de forma a liberalizar o mercado.

A Shanghai Century, que controla mais de uma dúzia de editoras e uma vasta rede de distribuição no leste da China, está planejando abrir parte de seu capital em bolsa este ano.

Oficialmente, todas as editoras chinesas continuam sob controle do Estado, ainda que editoras privadas que se definem como "companhias de cultura" tenham conquistado quase metade do mercado de livros não didáticos. Eles descobrem muitos dos autores que publicam na Web.

"As editoras privadas estão aproveitando uma onda que, via internet, está engolfando a todos, especialmente a China", disse Juergen Boos, diretor da Feira do Livro de Frankfurt em discurso sobre o papel da China como convidada de honra na feira de 2009.

Empresa usa robô para vender apartamentos em Taiwan

Foto: Reuters

Um robô chamado Rich (rico) foi empregado por uma empresa em Taiwan para realizar visitas monitoradas no showroom de um novo empreendimento imobiliário. Neste sábado (18), a máquina mostrou ao público detalhes dos novos apartamentos que serão construídos em Linkou, Taipei.


Microsoft oficializa nome do Windows 7

A Microsoft decidiu que não vai alterar o nome do sucessor do Vista, o Windows 7.

No blog do sistema operacional, a companhia diz que o nome já é bem conhecido do público e, por isso, será mantido. "Esta é a sétima versão do Windows e, nada mais natural, que ser batizada de Windows 7", diz a empresa.

A companhia espera oferecer o sistema para os usuários finais a partir de janeiro de 2010, três anos após a estréia do Windows Vista.


17.10.08

Esportes urbanos do Neg

Lula diz que baixa MP3 no PC

Em entrevista só para portais, o presidente Lula diz que já baixou música na web para presentear amigos.

O presidente recebeu nesta sexta (10), em Brasília, representantes de vários portais eletrônicos. A entrevista coletiva só para meios de internet visava prestigiar os veículos digitais, disse a assessoria da presidência.

Além da crise financeira global e das eleições municipais, o presidente falou sobre sua relação com a web e disse que faz download de músicas na internet.

Lula contou que dias antes de uma reunião com o governador cearense Cid Gomes, baixou faixas de MPB para presenteá-lo. Para um encontro com o petista Jaques Wagner, Lula contou ter baixado também arquivos de MP3 de músicos que falam sobre a Bahia, Estado que Wagner governa.

Lula explicou que seu principal uso da web é para ler notícias. O presidente falou que prefere a leitura online, pois assim não precisa ficar com a tinta dos jornais nas mãos.

O presidente explorou a entrevista para fazer propaganda de seus programas de inclusão digital, como a criação de telecentros, redes de Wi-Fi gratuito, financiamento de PCs com Linux e expansão da banda larga.

Segundo Lula, ele já ordenou que a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, separe recursos do PAC especialmente para ampliar a rede de fibra óptica do Brasil, expandindo o acesso à banda larga no país.

Microsoft pode virar a dona do BlackBerry

O rumor circula há dias: a Microsoft poderia comprar a Research in Motion (Rim) e virar 'a dona' do BlackBerry, o smartphone superpopular entre executivos.

Analistas apontam a queda considerável no valor das ações da canadense Rim como fator que a torna vulnerável a aquisições. A Microsoft, em sua luta com o Google e com a Apple, teria motivos - e condições financeiras, cabe salientar - para tentar uma oferta e, quem sabe, levar a companhia.

O casamento entre as empresas uniria duas das mais conhecidas marcas do mundo, e fortaleceria a presença da Microsoft com o acesso aos quase 20 milhões de clientes BlackBerry. Segundo a agência Reuters, a Microsoft não faz comentários sobre o rumor. Não é a primeira vez que se fala em aquisição da Rim pela empresa fundada por Bill Gates, mas isso ainda não se tornou realidade.

Geneticista britânico afirma que evolução humana está perto do fim

A evolução humana está próxima de seu fim por causa do decrescente número de mutações no DNA dos progenitores, o que está transformando a espécie em uma "massa uniforme", declarou o geneticista Steve Jones, do University College de Londres. O jornal britânico "The Times" publica nesta terça (7) as conclusões desse pesquisador, que destaca principalmente o dano que a falta de pais de idade avançada está causando para a evolução humana.

Jones afirma que as mutações no esperma são mais suscetíveis na medida em que a idade do homem aumenta, especialmente a partir dos 35 anos. Embora contaminações química e radioativa possam alterar o material genético, um dos fatores mais importantes para que as mutações aconteçam é a idade avançada dos homens, já que a divisão celular aumenta com o passar dos anos. "Cada vez que há uma divisão celular, há uma oportunidade de erro, de mutação", diz o especialista.

Em um pai de 29 anos - a média de idade com a qual os homens têm filhos nos países ocidentais - acontecem cerca de 300 divisões celulares entre o esperma que lhe deu a vida e o que fornecerá para sua descendência. No caso de um pai de 50 anos, no entanto, as divisões superam mil. No Ocidente, os pais começam a procriar tarde e param muito cedo.

Por outro lado, segundo o jornal "The Daily Telegraph", metade dos pais em Camarões têm mais de 50 anos, enquanto este índice é de 20% no Paquistão e de 5% na França. "De forma imprevista, diminuímos o ritmo de mutações (no Ocidente) por mudanças nos padrões reprodutivos", afirmou Jones. O geneticista explica ainda que a mudança social humana afeta seu futuro genético, sobretudo pelos padrões de casamento e métodos contraceptivos.

Seleção natural some

Entretanto, não é apenas a idade que possui impacto negativo na evolução da espécie, mas também a seleção natural e a mudança genética aleatória. Com a diminuição da taxa de mortalidade nos indivíduos jovens - nos países ocidentais, 98% das pessoas sobrevivem até os 20 anos -, a seleção natural se debilitou. Além disso, as mudanças aleatórias também diminuíram, o que faz com que humanos sejam 10 mil vezes mais parecidos entre si do que deveriam ser normalmente com as regras do reino animal.

A agricultura permitiu a superpopulação do planeta - sem ela, não haveria nem meio milhão de pessoas no planeta -, o que faz com que não haja populações isoladas e todas estejam conectadas. O isolamento permite que as mudanças aconteçam através das gerações, devido à pouca influência do mundo exterior, mas a mistura conduz à uniformidade.

Islândia é posta à venda em site de leilões

A Islândia, que pediu à Rússia um empréstimo de 4 bilhões de euros (US$ 5,49 bilhões) para ajudar seus bancos falidos, foi posta à venda no site de leilões eBay na sexta-feira.

Os lances começaram em 99 pences, mas chegaram até a 10 milhões de libras (US$ 17,28 milhões ) na manhã de sexta.

A cantora Bjork, que é islandesa, não foi "incluída" na venda, de acordo com o anúncio, mas mesmo assim houve 26 lances anônimos e 84 não-anônimos.

"Localizada na faixa meio-atlântica do norte do oceano Atlântico, a Islândia oferece um ambiente habitável, cavalos islandeses e, admite-se, uma situação financeira um pouquinho atribulada", dizia o texto da oferta.

Entre as perguntas feitas pelos aspirantes a comprador, estavam: "Vocês oferecem seguro contra vulcões e terrremotos?" e "Existe chance de meu pagamento ser congelado?", além de "Posso pagar só quando a encomenda chegar?".

Programa promete deixar pessoas mais bonitas em fotos automaticamente

Foto: Divulgação

À esquerda, a imagem original. À direita, mulher ganha 'sorriso' e queixo mais arredondado.


Cientistas israelenses acreditam ter encontrado a "fórmula mágica" da beleza, e a transformaram em um programa de computador capaz de alterar o rosto das pessoas em fotografias automaticamente para deixá-lo mais atraente.

A "máquina da beleza", batizada pelos desenvolvedores de software da Universidade de Tel-Aviv de "Digital Face Beautification Engine", foi feita bom base em uma pesquisa feita com homens e mulheres de Israel e da Alemanha, que foram convidados a comparar fotos.

Imagens da mesma pessoa, mas com pequenas alterações, eram apresentadas aos entrevistados, que deviam apontar qual era a mais atraente.

As respostas se transformaram em um algoritmo envolvendo 234 medidas diferentes do rosto, incluíndo o tamanho dos lábios, a distância entre os olhos, o formato do queixo, entre outros.

O algoritmo faz com que o computador saiba identificar, em cada fotografia, quais as alterações possíveis para deixar aquele rosto mais próximo do considerado "atraente".

"Na prática, é uma questão de geometria", explica Tommer Leyvand, um dos criadores do programa, em entrevista ao "New York Times". O programa, ele explica, não faz retoques para alterar tons de pele ou retirar rugas e sinais da face, como os softwares normalmente utilizados nas revistas de moda.

As mudanças feitas pelo programa são sutis, mas Leyvand diz que a maioria das pessoas prefere as fotos alteradas, quando perguntadas sobre qual imagem é mais atraente.

"Nosso objetivo é também mostrar como é fácil manipular imagens, e como são insignificantes as diferenças entre pessoas consideradas 'sexy' e aquelas chamadas de 'feias'", diz.

Pendrive com 32 GB de espaço pode complementar HD

O DataTravel 32 GB é compatível com Windows, Mac e Linux


A Kingston apresentou uma versão de 32 GB de seu pendrive DataTraveler, o que pode ser uma bela adição à sua coleção de gizmos se você tiver um netbook com armazenagem limitada (por exemplo, o EeePC).

O dongle de bolso mede 7,77 x 2,28 x 1,19 centímetros e é compatível com Windows, Mac e Linux.

O preço estimado de venda nos EUA é de US$ 139 (cerca de R$ 300).

Lei cria cadastro contra telemarketing em SP

Um cadastro estadual permitirá aos usuários proibir que empresas de telemarketing liguem para eles.

Uma lei, sancionada nesta quarta (8) pelo governador de São Paulo, José Serra, prevê a criação de um cadastro estadual de usuários que não desejam ser abordados por serviços de telemarketing. A lei valerá para todos os telefones com prefixos paulistas, como 11, 12 e 16, por exemplo.

O cadastro será organizado pela Fundação Procon. O usuário que não quiser ser abordado por estes tipos de serviços, deverá fornecer seu telefone ao órgão e, a partir daí, as empresas de call center terão 30 dias para bloquear este número em suas centrais.

A lei não prevê como será feito o cadastro. O Procon espera fornecer a opção de entrar ou sair do cadastro pela internet. As empresas que descumprirem a lei serão multadas pelo Procon.

DNA e banco de dados revelam sobrenomes

Foto de impressão digital do DNA. / Reuters

No futuro, a polícia poderá identificar o sobrenome de homens suspeitos ou vítimas de crimes analisando a impressão digital do DNA, afirmaram pesquisadores britânicos nesta quarta-feira (08/10).

Cientistas da Universidade de Leicester, onde o termo “impressão digital de DNA” foi inventado em 1984, conseguiram demonstrar que homens com o mesmo sobrenome tendem a ser geneticamente parecidos.

A descoberta pode ajudar tanto pesquisadores de genealogia quanto detetives usando amostras de DNA encontradas no sangue, em fios de cabelo, na saliva ou no sêmen.

A técnica é baseada no exame do DNA do cromossomo Y, que define o sexo masculino e, como os sobrenomes, é transmitido de pai para filho.

Os cientistas concluíram que a probabilidade de uma boa combinação genética depende da raridade do nome, portanto os sobrenomes menos comuns formam as conexões mais poderosas.

Um estudo com 2.500 homens mostrou que, em média, há 24% de chance de dois homens com o mesmo sobrenome terem um mesmo ancestral. Essa porcentagem aumenta para quase 50% nos casos de sobrenomes raros.

Cerca de 70% dos homens com os sobrenomes Attenborough e Swindlehurst compartilhavam tipos de cromossomo Y semelhantes ou idênticos.

“O fato de existir uma relação tão forte entre o sobrenome e o tipo do cromossomo Y oferece um enorme potencial para ser aplicado na ciência. Com o apoio de um amplo banco de dados com nomes e perfis de cromossomos Y, a descoberta de um sobrenome a partir da impressão digital do DNA é plausível", explicou Turi King, que apresentou a pesquisa durante uma palestra.

Reuters

Estudo mostra uso da web pelo mundo

Um estudo produzido pela TeleGeography mostrou como é usada a infra-estrutura de cabos de fibra óptica espalhada pelo mundo.

De acordo com o estudo, que levou em conta dados fornecidos pelos administradores de backbones, 72% do tráfego global de dados na rede é feito por pessoas que usam a internet comercial. Estão nesse bolo usuários domésticos e empresas que contratam empresas de telecom para fornecer infra-estrutura de banda larga.

Outros 27% do tráfego de dados é feito por redes privadas. Nessa fatia estão as universidades, redes de pesquisa governamentais ou redes corporativas privadas.

Apenas 1% do tráfego de dados é feito por aplicações em VoIP, mostra a análise.


Cientistas querem criar TV holográfica até 2020

Cientistas trabalham no que deve ser o próximo grande passo na indústria do entretenimento: a televisão holográfica. Segundo o site "The Inquirer", o governo japonês tem planos de aprontar a tecnologia da televisão tridimensional até 2020, e cientistas da Universidade do Arizona avançaram um pouco mais no que pode vir a ser a próxima grande novidade.

O doutor Nasser Peyghambarian, do departamento de Ciências Ópticas da Universidade, afirmou à CNN que os cientistas venceram um obstáculo criando o primeiro monitor tridimensional atualizável com memória, o que pode ser a última grande barreira a ser quebrada no avanço da tecnologia.

A novidade leva alguns minutos para ser apagada e reescrita, e ainda precisa avançar muito até que atinja a velocidade necessária e possa ser atualizada múltiplas vezes em segundos, chegando assim à qualidade da televisão.

Ainda assim, Peyghambarian está confiante que grande parte da dificuldade da criação de um televisor holográfico agora está ultrapassada, um avanço surpreendente em uma tecnologia estudada há quase 20 anos, desde 1990.

Os cientistas trabalharão então no aprimoramento do modelo, que atualmente possui apenas uma cor, mas em breve utilizará três cores, explicou o especialista acrescentando que o modelo atual possui 4 polegadas x 4 polegadas, e que a idéia é aumentá-lo para algo aproximado a uma tela de computador.

Peyghambarian explicou que os televisores holográficos poderão ser montados como telas na parede, como televisores de nova geração, com lasers emitidos por trás da parede, ou ainda serem painéis horizontais em mesas, com o aparato holográfico sendo emitido por baixo da tela.

O projeto da Universidade do Arizona está sem grandes patrocinadores até o momento, o que atrasa o desenvolvimento, porém o doutor está confiante que conforme novas barreiras sejam transpostas o interesse da indústria na tecnologia aumente.

Intel vai proteger patentes contra AMD

A Intel afirmou na terça-feira (07/10) que tem sérias dúvidas a respeito do acordo anunciado pela Advanced Micro Systems (AMD) e que está pronta para defender suas patentes.

A AMD vai separar suas operações de fabricação e focará em design de chips.

O porta-voz da Intel, Chuck Mulloy, disse que a AMD e a Intel mantém um contrato de licenciamento de patentes que obriga a AMD a pagar royalties para a Intel.

“Temos questionamentos importantes relacionadas a essa transação e estamos dispostos a defender energicamente os direitos de propriedade intelectual da nossa companhia", declarou Mulloy.

Segundo o porta-voz, a Intel já havia pedido para a AMD se pronunciar sobre o acordo de patentes, mas ela se recusou, portanto o assunto ainda não pode ser debatido em detalhes.

Reuters

YouTube venderá música e jogos

O YouTube comercializará música e videogames, além de experimentar novos formatos de publicidade para aumentar sua receita, comunicaram executivos do site na terça-feira (07/10).

O negócio controlado pelo Google está dando os primeiros passos para estabelecer um serviço de e-commerce que venderá música, filmes, programas de TV, games, livros, ingressos de shows e outros produtos de mídia.

Os visitantes do site poderão adquirir canções dos vídeos aos quais assistem, clicando em ícones que os levam tanto para a loja de MP3 da Amazon.com quanto à iTunes Store, da Apple.

Também será possível comprar videogames, como o Spore, da Electronic Arts (EA), pelo link da Amazon.com.

A Amazon e o iTunes vão dividir a receita gerada por esses cliques com o YouTube.

Reuters

14.10.08

Ladrão de laptop é detido após se cadastrar em site pornô

Um novaiorquino, Jose Caceres, 27, ajudou a polícia a capturar o ladrão que lhe surrupiou um laptop no início de setembro deste ano. O acesso a um site de conteúdo adulto delatou o paradeiro do equipamento.

O portátil encontrava-se no carro de Caceres quando foi roubado, em frente à sua casa. A vítima levava outras coisas para dentro da residência e não percebeu o roubo. Depois disso, passou a utilizar um programa de acesso remoto para monitorar seu laptop e tentar descobrir pistas sobre a identidade do bandido. Demorou quase um mês até que Caceres descobrisse algo: "Era frustrante porque ele utilizava o laptop na maior parte do tempo para assistir a vídeos pornôs. Eu não conseguia obter nenhuma informação sobre seu paradeiro", afirmou a vítima em entrevista ao site Fox News.

O site LoHud conta que, nesta última semana, o ladrão Gabriel Mejia, 34, teve seu nome e endereço descobertos após cadastrar-se em um site pornô. Caceres informou a polícia e, em poucas horas, Mejia foi detido, no dia 30 de setembro.

Japoneses criam 'clone andróide' de menina de 5 anos

Foto: Divulgação

Cientistas da Universidade de Osaka, no Japão, apresentaram na última semana um modelo de robô feito à semelhança de uma menina de 5 anos, filha de um dos integrantes da equipe de desenvolvimento.

Batizado de Repliee R-1, o andróide foi construído a partir de modelos desenvolvidos na universidade desde 2003.

A nova versão tem 50 sensores diferentes, capazes de reconhecer variáveis do ambiente e instruções dadas por humanos, via voz ou tato.

O R-1 tem uma "pele" falsa feita de silicone especial, mais próximo da textura da pele humana real.

Óculos exibem vídeos publicitários

A publicidade está chegando à cadeira do dentista na forma de óculos que exibem vídeos enquanto o paciente tem seus dentes limpos.

A empresa por trás da InChairTV reúne anunciantes de pasta de dente, escova de dente, anti-séptico bucal e fabricantes de outros produtos dentais certamente vão pagar generosas quantias para chegar às pessoas que querem se distrair quando vão ao dentista.

Vendedoras de pacotes de viagem e de outros serviços direcionados ao bem-estar também podem se interessar pela nova ferramenta de anúncio.

Por enquanto, os programas e os vídeos publicitários são enviados ao dentista por meio de um DVD, mas em breve será possível fazer o download do conteúdo online.

As emissoras de TV ainda não precisam se preocupar: apenas 400 dentistas nos EUA já adquiriram o sistema de entretenimento que custa 500 dólares.

Associated Press

Recurso salva bêbados de gafes no Gmail

Quem é ruim de matemática não verá utilidade nesse recurso / Reprodução
Característica promete evitar o envio daqueles e-mails escritos no calor da emoção.

As madrugadas de final de semana, os dias em que bebemos um pouco a mais ou os momentos em que nos sentimos enraivecidos são os mais propícios para cometer besteiras na web.

Pelo menos é isso que os administradores do Gmail notaram ao analisar queixas de usuários sobre uso do e-mail.

Nos momentos de fragilidade emocional, o usuário decide declarar amor para um amigo, pedir a uma ex-namorada para reatar o relacionamento ou, pior, agredir amigos e companheiros de trabalho criticando seu comportamento e atitudes.

Para tentar evitar estes problemas, o Gmail revelou um recurso que exige do usuário fazer operações aritméticas antes de disparar a mensagem. Com isso, crê o Google, será possível evitar a maior parte das bobagens.

Afinal, pessoas bêbadas ou transtornadas de raiva têm dificuldade de concentrar-se e resolver problemas de matemática. Sem acertar a conta, o Google não envia o e-mail.

Chamado de Mail Goggles, o recurso fica habilitado sempre nas noites de final de semana, embora possa ser totalmente desligado ou habilitado para uso o tempo todo.

Visor de 'capacete' multimídia simula tela de 50 polegadas

Foto: AP

A fabricante japonesa Nikon apresentou, nesta terça-feira (7), um headset multimídia para os usuários ouvirem música, assistirem a filmes e navegarem pela internet. Chamado de Media Port UP300, o produto lançado no Japão tem um visor LCD que, de acordo com o fabricante, equivale a assistir TV em uma tela de 50 polegadas, a três metros de distância.

O conteúdo disponibilizado (músicas e vídeos) pode ser armazenado no próprio aparelho, que tem capacidades de 4 GB e 8GB.

Outra alternativa é conectar o Media Port a tocadores digitais, como iPod, via cabo USB para transferir os arquivos. A navegação na internet fica por conta da tecnologia sem fio (Wi-Fi), que exibe na telinha o conteúdo de sites. Alguns controles, como o de volume, podem ser feitos sem as mãos, apenas movimentando a cabeça para cima, para baixo e para os lados.

O lançamento no Japão está marcado para dia 15 de outubro. O modelo de 4 GB sairá por US$ 590, enquanto o de 8 GB custará US$ 690.

Erro humano pode ter paralisado acelerador de partículas do Cern

A falha que obrigou a paralisar o funcionamento do acelerador de partículas LHC, o maior e mais poderoso da história, foi devido a uma peça que não estava bem colocada, em um erro muito provavelmente humano, disse nesta segunda-feira (6) Lyn Evans, responsável pelo projeto.

Segundo Evans, essa falha causou um reaquecimento, pela elevada corrente elétrica utilizada no momento, e algumas válvulas que se abriram para deixar escapar a forte pressão permitiram também a fuga de hélio, um elemento sem toxicidade.

Em 10 de setembro, os cientistas do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (Cern) injetaram pela primeira vez e com sucesso no acelerador LHC um feixe de milhões de prótons e conseguiram que desse uma volta completa ao túnel circular subterrâneo de 27 quilômetros, para depois fazer o mesmo com um segundo feixe introduzido em direção oposta.

No entanto, dias depois se detectou uma falha que foi remediada rapidamente, mas no dia 20 ocorreu o incidente que hoje se sabe quase com certeza que se deveu a uma peça mal posta.

Em coletiva de imprensa, Evans lamentou que "todos os pequenos problemas" do acelerador tenham se "amplificado" pela repercussão na imprensa deste experimento.

O cientista reafirmou que o acelerador pode voltar a funcionar novamente em abril, depois de reparado e quando tenha passado o recesso de inverno no funcionamento das instalações (entre dezembro e março), um período utilizado para tarefas de manutenção.

A pausa é necessária também para economizar energia que, segundo o físico, nessa época do ano tem seu custo multiplicado por dez.

7.10.08

Improvável - Cenas Improváveis

Yahoo! exibe método para ´emagrecer´ fotos

O Yahoo! apresentou seu projeto Smushit que promete deixar fotos para internet mais leves.

No site do serviço, o Yahoo! explica que há diversas ferramentas de edição de imagens, mas pouquíssimas especializadas em deixar os arquivos finais compactos o suficiente para publicação online.

Segundo o Yahoo!, o Smushit ocupará uma brecha deixada por editores como o Photoshop ou Fireworks, apontados como programas que salvam imagens grandes demais.

O serviço promete compactar arquivos sem fazê-los perder qualidade. O Smushit exibe, ainda, um gráfico revelando quantos bits o usuário economizou com cada mudança que fez na foto.

As fotos são as principais responsáveis por fazer um site demorar para carregar, diz o Yahoo!. Mesmo quando a página tem vídeo embarcado, ele não prejudica muito o processo de exibir a página, pois até que o usuário clique no play, o vídeo é só uma imagem estática na página

Fusão de sites de saúde ameaça WebMD

Os sites Revolution Health Network e Waterfront Media decidiram se fundir, criando um desafio para a WebMD Health Corp, que domina o mercado online de saúde

“Não vamos revelar detalhes sobre a transação, mas a empresa que surgirá da união dos sites vai valer aproximadamente 300 milhões de dólares", disse Benjamin Wolin, CEO da Waterfront.

Além disso, a nova companhia terá cerca de 20 milhões de visitantes únicos, segundo os sites, que citam dados do relatório da comScore.

De acordo com o jornal New York Times, os dois sites juntos terão tráfego suficiente para competir com a WebMD, até então líder da categoria de saúde online.

Guru geográfico cria mais um site

Peter Batty é um dos gurus da tecnologia de informação geográfica. Depois de trabalhar na NASA e ser CTO de empresas como a Intergraph, resolveu empreender. Fundou a Spatial Networking e lançou a rede social baseada em localização geográfica Whereyougonnabe.com. Nela, as pessoas marcam não a posição geográfica onde estão no momento, mas para onde irão no futuro próximo. Assim, podem marcar reuniões, encontros e até mesmo se conhecer graças à rede geográfica, que usa mashups sobre o Google Earth e Google Maps.

Veja alguns trechos da entrevista que Batty concedeu à INFO, que publica na edição de outubro (amanhã nas bancas) uma reportagem sobre redes geográficas:

Qual seu principal objetivo ao criar o Whereyougonnabe, apenas juntar pessoas?

O objetivo primário é ajudar as pessoas a encontrar amigos e contatos de trabalho com mais freqüência. Achamos que se pode economizar gastos e ajudar o meio-ambiente ajudando as pessoas a planejar suas viagens com mais eficácia. Somos diferentes de outras redes geográficas porque nosso foco é a localização futura das pessoas, em vez de sua posição atual. É muito mais difícil de fazer, mas na minha opinião é mais útil. Se você percebe neste momento que um amigo seu está perto, você pode ter outros compromissos agendados que não te permitem encontrá-lo. Mas se você descobre isso um dia ou uma semana antes, tem a chance de mudar teus planos para que possa marcar um encontro.

Por que as redes geográficas só despontaram nos últimos anos? Qual tecnologia você considera que foi o motor do boom dessas redes?

Não há uma razão técnica fundamental para esse tipo de aplicação não existir há mais tempo. Acho que seu crescimento recente foi deflagrado pela ascensão das redes sociais em geral, como orkut e Facebook, e pelo maior uso dos mapas online do Google, Microsoft e outros. A maior penetração de mercado dos celulares que detectam a localização impulsiona os sistemas baseados em localização geográfica, mas não são necessários para as redes focadas na localização futura, como o Whereyougonnabe.

Há realmente um boom de redes geográficas. E haverá lugar para todos?

Definitivamente, há um bocado de atividade agora nesse mercado. Há muitas empresas concentradas nas aplicações de localização atual, talvez mais do que o mercado possa acomodar. Um número muito menor de empresas foca na localização futura, e por enquanto não vimos outros desenvolvendo o mesmo tipo de modelo detalhado em tempo e espaço que nós temos. Sentimos que resolvemos vários problemas complicados nesse tema, e trabalhamos duramente para manter a liderança técnica que acreditamos ter agora.

Como lidar com problemas como privacidade, publicidade invasiva, roubo de identidade etc. nas redes geográficas?

Esses sistemas baseiam-se na idéia que você tem controle sobre o quê você compartilha, e com quem. Na maioria dos casos, você compartilha a informação com seus amigos em que mais confia. É definitivamente crucial que esses sistemas dêem muita atenção à privacidade. Em relação à publicidade, essas redes permitem fazer anúncios mais relevantes para os usuários, graças ao conhecimento sobre a localização atual ou futura da pessoa. Acho que as redes têm potencial para fazer anúncios mais úteis, e menos invasivas em vez de mais invasivas. O roubo de identidade é um risco potencial para qualquer sistema online, e não acho que seja um problema que traga mais conseqüências sérias nas redes geográficas do que em outras áreas, como bancos online.

O que o Whereyougonnabe fará para ganhar mais usários?

Planejamos dar suporte a múltiplas plataformas de redes sociais, incluindo o orkut, por meio da iniciativa OpenSocial, do Google. Começamos pelo Facebook porque foi a primeira delas a dar suporte ao desenvolvimento de aplicações e tem uma boa participação global.

E no Brasil?

O Brasil é o sexto maior usuário de internet hoje, caminha para ser o quinto, e por isso é um importante mercado para nós no futuro. Eu tenho ligações pessoais com o Brasil, minha noiva é de Santos, e eu amo a seleção brasileira de futebol. Vi no estádio de Yokohama o Brasil ganhar da Alemanha na final da Copa de 2002. Então, gostaria de ver o Whereyougonnabe ter sucesso no Brasil, por razões pessoais e de negócios.

Em breve todas as câmeras e celulares terão GPS embutido. O mundo se tornará um Big Brother orwelliano?

Certamente estamos vendo o aumento da quantidade de informação gravada e compartilhada digitalmente, e essa tendência vai continuar. Como a maioria dos desenvolvimentos tecnológicos, esse tem conseqüências boas e más. Agora estamos em um momento em que fotos georreferenciadas podem ser postadas quase em tempo real a partir de celulares. Esse tipo de compartilhamento de informação pode ser bom, por exemplo para a cobertura de fatos noticiosos pelos cidadãos, ou para ajudar serviços de emergência em casos de desastres naturais. Mas precisamos garantir que haverá salvaguardas de privacidade adequadas sobre a localização e outros dados, e assegurar que vamos preservar as liberdades civis básicas, que hoje tem sido corroídas em muitos países, em nome do “anti-terrorismo”.

Casaco gera energia para carregar iPod

Cansado de ficar sem baterias e sair correndo atrás de uma tomada para recarregar seu celular ou iPod?

Uma designer argentina pode ter a solução: um casaco equipado com um painel de energia solar.

A linha de roupas "inteligentes" de Julieta Gayoso está ligada à constante presença da tecnologia no mundo moderno e à amolação que é ficar sem bateria.

"Hoje, a tecnologia está cada vez mais móvel. Ela conseguiu a liberdade com as conexões sem fio, mas quando as baterias acabam, você tem que se conectar à rede elétrica. Então isso é uma maneira de ter energia em movimento e, claro, de forma limpa", disse Gayoso, 36, à Reuters Television esta semana.

A jaqueta com painel solar de Gayoso tem um cabo que conecta a placa coletora a uma bateria que fica dentro de um bolso onde até oito aparelhos eletrônicos podem ser recarregados ao mesmo tempo sempre que o sol estiver brilhando.

Pode parecer um tanto chamativo, mas as roupas da designer não são criações para passarelas da moda. Elas são desenhadas deliberadamente clássicas em estilo.

"Estamos focados em produtos que não são apenas para uma estação, mas que possam ser usados no inverno e no verão", disse ela.

Gayoso começou o projeto no final de 2006 e lançou a primeira linha de roupas no início deste ano.

Agora ela está trabalhando em uma segunda coleção e espera ter pedidos para exportações no próximo ano.

Xbox passa PS3 no Japão pela 1ª vez

O Xbox 360, da Microsoft, superou as vendas do PlayStation 3, da Sony, em setembro no Japão, batendo as vendas unitárias mensais do rival pela primeira vez no mercado doméstico da Sony, informou uma editora especializada em videogames.

O forte crescimento das vendas veio após a Microsoft ter cortado o preço de seu console no último mês.

A Microsoft vendeu 53.547 unidades do Xbox 360 nas quatro semanas de setembro, até dia 28 daquele mês, em comparação com 33.071 unidades do PS3, mostraram dados da Enterbrain nesta sexta-feira.

A Nintendo manteve sua posição de liderança no mercado de consoles do Japão, tendo vendido 109.548 unidades do Wii durante o mês.

Apesar de popular nos Estados Unidos, o Xbox 360 tem tido dificuldades de competir com o PS3 e o Wii no Japão, casa tanto da Sony quanto da Nintendo.

Em uma aposta para aumentar as vendas, a Microsoft cortou em 11 de setembro os preços do Xbox 360 Arcade, que vem sem disco rígido, em 8 mil ienes (76 dólares), para 19.800 ienes. A empresa também abaixou o preço do modelo mais sofisticado, o Elite, em 8 mil ienes, para 39.800 ienes.

A Sony vende o PS3 com um disco rígido de 40 gigabytes por 39.980 ienes, enquanto a Nintendo vende o Wii por 25 mil ienes.

O console da Microsoft também teve um impulso do popular jogo RPG da Square Enix "Infinite Undiscovery", lançado no Japão em 11 de setembro.

No mercado de videogames portáteis, a Nintendo vendeu 234.477 unidades do DS, em comparação com 109.274 unidades do PlayStation Portable (PSP), da Sony.

As vendas do PSP parecem ter desacelerado antes do lançamento planejado para 16 de outubro de um novo modelo do portátil, informou a Enterbrain.

O novo PSP-3000 virá com um microfone embutido e uma tela de LCD que é melhor adaptada para o uso sob o sol e oferece um tempo de resposta melhor que os aparelhos existentes.

A Nintendo lançará uma versão nova do DS em 1o de novembro equipada com câmera e player de música digital.

Embratel estréia TV paga este ano

A Embratel estréia este ano um serviço de TV paga por satélite que, diz a empresa, completa sua estratégia.

Quatro anos depois de comprada pelo grupo mexicano Telmex, a Embratel acredita estar prestes a completar a estratégia traçada pelo novo controlador: tornar a companhia menos dependente do mercado de longa distância com uma oferta convergente que gere mais equilíbrio entre as fontes de receita.

Até o final deste ano, quando começa a oferecer serviços de TV paga em todo o Brasil via satélite, a empresa terá completado a entrada nos três grandes focos estabelecidos pelo grupo: residencial, corporativo e de pequenas e médias empresas.

Quando foi comprada, a Embratel estava em plena perda de participação naquele que era seu principal mercado, o de chamadas de longa distância, que já respondeu por mais de 90 por cento de sua receita, e se viu às voltas com o escândalo contábil de seu antigo controlador, a WorldCom, nos Estados Unidos.

Mais recentemente, a receita de voz de longa distância é responsável por 50,4 por cento do faturamento total da companhia, segundo o balanço da Embratel de segundo trimestre.

A companhia tem 4 milhões de linhas fixas --o equivalente a 10 por cento do total de assinantes desse serviço no Brasil-- das quais 2 milhões são de telefones fixos que usam uma rede sem fio e são mais voltadas para as classes C e D, afirmou Mauricio Vergani, diretor executivo da Embratel, em entrevista à Reuters.

As linhas restantes são divididas igualmente entre clientes de telefonia via rede de TV a cabo da Net, da qual a companhia é acionista minoritária, e empresas.

Na avaliação de Vergani, "como chegamos depois (na telefonia fixa) tínhamos que oferecer uma solução que combinasse preço e qualidade". Mas ele admite que a telefonia fixa é hoje um segmento estagnado e afirma que os seus atuais clientes "vêm mesmo da atração dos usuários da concorrência".

PEQUENAS E MÉDIAS

O segmento mais recente em que a Embratel ingressou foi, neste ano, o de pequenas e médias companhias, que ela passou a atender com as licenças WiMax adquiridas ainda em 2002 para serviços de banda larga sem fio.

Em 2008 o serviço está disponível em 12 cidades, número que cresce para 39 em 2009 e alcança 61 municípios em 2010, apesar da companhia ter licença para atuar em todo o Brasil.

Vergani afirma, entretanto, que "a tecnologia (WiMax) ainda não está madura e um fator preponderante para isso é o custo do terminal", que hoje é importado.

A Embratel não divulga o nome dos dois fornecedores de aparelhos de conexão WiMax que utiliza hoje, mas afirma estar "bem próximo" de chegar a um acordo para que eles nacionalizem a produção e, assim, o preço caia.

"No futuro, o WiMax poderá ser usado para outros serviços, tanto residenciais como corporativos", afirmou o executivo, já que a empresa tem uma licença nacional na frequência desse padrão.

TV PAGA POR SATÉLITE

Com um conjunto de satélites próprios na subsidiária Star One, a Embratel se prepara para começar a oferecer TV paga em todo o Brasil até dezembro, depois da autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em abril.

Vergani disse que "a convergência é cada vez mais real" e, por isso, a empresa considerou importante agregar a oferta de vídeo nos seus pacotes. Ele lembrou que a Net tem hoje uma rede que cobre 80 cidades, mas, com a licença via satélite, a Embratel chegará a qualquer município do país, sem, no entanto, fazer concorrência à sua coligada. "Será uma oferta complementar", disse.

Segundo o executivo, a Embratel deu início ao cadastro de parceiros interessados em comercializar a oferta de TV em todo o país há cerca de um mês e negocia acordos de programação.

Diante do processo de consolidação do setor no Brasil, como a fusão que está sendo costurada entre Oi e Brasil Telecom, Vergani afirma que o movimento é "parte da realidade do mercado de telecomunicações" e que a expectativa da Embratel é que as regras do setor "tenham transparência e estabilidade para garantir a perspectiva de retorno do investimento".

O HTML 5 está entre nós

De acordo com o roadmap oficial, draft final do HTML 5 deverá ser aprovado apenas em 2012. E a versão final da atualização da linguagem deve ser formalizada de fato no longínquo ano de 2022!

Parece frustrante, mas a coisa não é bem por aí. Quem já usa Firefox, Safari, Chrome ou Google Gears já experimentou (ou vai experimentar) pouco a pouco o gostinho do que vem por aí.

O HTML 5 depende das decisões de um grupo chamado WHATWG (Web Hypertext Application Technology Working Group), que conta com a colaboração de figurões como Microsoft, Mozilla Foundation, Google, Apple, Opera e o pessoal do KHTML, que ganhou fama por causa do engine WebKit, que equipa o browser do Google.

Entre as novidades mais empolgantes do novo HTML estão as novas tags, que trazem funções legais de maneira nativa, excluindo a necessidade de embutir elementos externos nas páginas. Funções obtidas com o uso de Ajax, como os movimentos de arrastar-e-soltar itens de uma página, poderão ser chamadas direto do código HTML.

Outra novidade promissora é usar tags específicas no lugar das tags quebra-galhos usadas hoje em dia As famosas object e embed, poderão ser substituídas pelas etiquetas <áudio> e , para inclusão dos respectivos objetos multimídia.

A possibilidade de criar bancos de dados SQL locais é mais uma novidade promissora. O acesso local às informações facilitaria funções de cache, busca e permitiria o acesso off-line de serviços da web. O plugin Google Gears, aliás, já é compatível com HTML 5 e entrega alguns desses milagres prometidos pela nova versão da linguagem.

E por último, mas não menos importante, o HTML 5 quer sambar no terreno do Flash e o Silverlight, criando animações com gráficos vetoriais diretamente, com o uso da tag .

Tudo isso ainda está na fase de testes, mas o potencial é gigantesco, não acha?